Escolha uma Página

O Futsal é um desporto bastante conhecido no Brasil, com mais de 11 milhões de jogadores, estando com isso, entre os 4 esportes mais praticados no país (BRASIL, 2018). 30 A quadra de Futsal tem um formato retangular, com piso rígido, variando o tamanho conforme a categoria. A CBFS, Entidade Nacional de Administração do Futsal, ligada a FIFA, Entidade Transnacional de Administração do Futsal, dispõe, em seu livro de regras, que “as partidas internacionais a quadra de jogo deverá ter um comprimento mínimo de 38 metros e máximo de 42 metros e ter a largura mínima de 20 metros e a máxima de 25 metros”. Para os torneios nacionais nas categorias adulto, sub 20 masculinas, a quadra de jogo deverá ter medidas de no mínimo 38 metros de comprimento por 18 metros de largura.

Para as Ligas Futsal masculina e feminina, serão definidas nos regulamentos das competições (CBFS, 2018). As quadras de colégios, municípios e clubes esportivos, geralmente, variam entre 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 22 metros de largura. As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 9 jogadores, no máximo, como reservas em jogos oficiais. As substituições tem um número ilimitado (CBFS, 2018). A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA. Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos). Os laterais e escanteios são cobrados pelos pés, de acordo com as regras da FIFA (CBFS, 2018).

Um dado interessante é que, no início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada time. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então, tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “esporte da bola pesada” (FMF, 2018)